quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Arte do Foco

Na noite desta quarta-feira, o Grêmio estava jogando em nome do primeiro semestre de 2012. Depois de ser eliminado do Gauchão pelo principal rival, havia o temor de que esta derrota mexesse negativamente com o ânimo do elenco tricolor.

Já o Fortaleza, parecia estar jogando a sua vida. O time, que está na série C do Brasileiro e vai bem no estadual, tem poucas oportunidades de jogar contra os grande e nunca chegou às quartas-de-final da Copa do Brasil. A torcida compareceu em peso ao Presidente Vargas para apoiar o Leão.

Marcelo Moreno gol Grêmio (Foto: LC Moreira / Futura Press)
Marcelo Moreno comemora seu Gol com Naldo e André Lima

O técnico gremista surpreendeu na escalação. O time parecia mais defensivo, com um meio-campo a mais. Além disso, não entendi a opção por André Lima em lugar de Bertoglio. Mas o Grêmio começou bem, adiantando a marcação para seu campo de ataque e anulando praticamente todas as jogadas do Fortaleza pelo meio. O time do Nordeste se viu obrigado a usar ligações diretas e lançamentos longos, errando muitos passes. Victor teve pouco a fazer no primeiro tempo e a defesa esteve bem posicionada.

Aos 11 minutos, depois de um cruzamento de Leo Gago, Marcelo Moreno dominou no meio da área adversária e chutou com o bico do pé. Era a primeira conclusão do Grêmio, que abria o placar em Fortaleza. E o nono gol do atacante na temporada.

Menos de dois minutos depois, em boa jogada de Edilson pela direita, Marco Antonio recebe e, sem dominar, chuta na veia da bola marcando um dos gols mais bonitos que já vi. O Grêmio chutava pela segunda vez e marcava o segundo gol, desestabilizando o time do Fortaleza e calando sua fanática torcida. A festa era dos cerca de 150 gremistas presentes ao Presidente Vargas.

O Leão veio para cima do Tricolor de forma desorganizada durante o restante do primeiro tempo. As conclusões não levaram perigo para Victor e o Grêmio explorava o contra-ataque.

No segundo tempo, sabendo da enorme desvantagem que tinha no placar, o Fortaleza foi para o ataque. O time do Grêmio passou a cometer mais faltas, e numa delas o lateral Pará foi expulso. O Grêmio se viu com um jogador a menos aos 17 minutos, obrigando Vanderlei Luxemburgo a saca André Lima e colocar Saimon em seu lugar. O técnico ainda trocou Werley, lesionado por Vilson e Marco Antônio por Marquinhos, já no final do jogo. Aos 39, Victor fez sua única defesa difícil no jogo. O Grêmio leva para o Olímpico a enorme vantagem de dois gols qualificados.

Foi uma vitória do foco. Uma vitória de separar um campeonato do outro e de olhar para o futuro. Luxemburgo e o Grêmio pareceram entender que a torcida quer voltar para a Libertadores. Que o Grêmio precisa voltar a ser grande. Que o ano do adeus ao Olímpico precisa ser épico.

Um comentário:

Meninumau disse...

sinto mto lhe informar, mais seu Grémio vai levar um sacode do meu Bahia