segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O retrato da apatia

O retrato da apatia. Este foi o Grêmio durante a maior parte da partida de sábado, contra o Coritiba no Couto Pereira. O Grêmio obviamente sentiu os desfalques, mas foi mais que isso. Pareceu estar encantado com a série de três vitórias e esqueceu de entrar em campo.

Brandão disputa a bola com Jeci (globoesporte.com)

A ausência de Douglas foi a mais sentida. Marquinhos, acostumado a complementar o meio campo com o colega, sentiu a responsabilidade de fazer sua função e simplesmente não jogou. Foi lento, errou passes fáceis e errou na distribuição das jogadas, sobrecarregando Escudero. O argentino, por sua vez, tentando compensar Marquinhos, não foi agudo na área adversária como nas últimas partidas. E teve Julio Cesar. Ao contrário de partidas anteriores, o lateral foi inseguro até nos lances mais banais. O primeiro gol Coxa Branca nasceu de um erro de Julio Cesar, ao cobrar o lateral. A bola sobrou no meio campo povoado do Coritiba, que decretou o 1x0 aos 14 do primeiro tempo.

E então "brilhou" nosso treinador. Com Brandão sofrendo lesão, ele colocou o garoto Manute, de apenas 16 anos e deixou com el a responsabilidade de ser o centro-avante tricolor. Demais para um guri recém saído dos juniores. Some-se a isso um Gilberto Silva perdido na zaga, um meio campo cheio de votlantes desorientados contra um time que teve toque de bola rápido e envolvente e estava pronta a receita para a derrota por 2x0.

Não é o fim do mundo perder fora de casa. O problema é que o Coritiba era adversária direto na classificação geral, e subiu várias posições com a vitória, ultrapassando o Grêmio. Nos resta agora torcer para que os desfalques retornem contra o Figueirense e o Grêmio reencontre o caminho das vitórias.

Nenhum comentário: