quinta-feira, 26 de julho de 2012

A queda do último


Até que demorou muito. O último invicto do Campeonato Brasileiro durou 11 rodadas. E caiu na fria noite de Porto Alegre, no já temido Estádio Olímpico. O Fluminense, adversário direto do Grêmio em posição na tabela, foi a Porto Alegre com quatro desfalques, incluindo a estrela Deco. Foi também com o treinador velho conhecido da torcida tricolor. Conhecido, odiado e devidamente vaiado. Abel Braga, ex-técnico do T.A. conhece tão bem o Grêmio, que era a principal arma do Fluminense para tentar manter sua invencibilidade.

O experiente Abel Braga entrou em campo com um esquema diferente. 3 zagueiros para tentar segurar o Grêmio nos seus domínios. Não deu certo, já que o Grêmio terminou o primeiro tempo com quase 60% de posse de bola.

Kleber comemora gol da vitória. Foto: Globoesporte.com
A maior posse de bola, no entanto, não se traduziu em gols. No primeiro tempo o Grêmio chutou muito de fora da área ameaçando muito pouco o gol de Diego Cavallieri. O primeiro tempo foi morno, gerando até algumas vaias da torcida quando o time carioca detinha a bola.

O segundo tempo começou parecido com o primeiro: o Grêmio detinha a bola, mas trocava passes laterais e não tinha jogadas agudas em direção ao gol do Fluminense. Moreno, de bela atuação nas partidas anteriores esteve mais apagado. A referência do ataque era Kleber que, aos 23 do segundo tempo, recebeu cruzamento de Edilson e completou quase sem ângulo para abrir o placar. 1 x 0 para o verdadeiro tricolor e decretada a queda do último invicto do Brasileirão.

Abel Braga foi para o tudo ou nada. Colocou Rafael Sóbis, outro velho conhecido dos gremistas, e Wagner. No finalzinho, apelou para Rafael Moura. O Fluminense perdeu a referência no meio-campo e sucumbiu. O time desandou de vez quando  o zagueiro Anderson deixou o campo machucado. Abel já havia feito todas as substituições e os cariocas ficaram com 10 em campo.

Aos 43 Kleber recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Apesar disso, deixou o campo muito aplaudido pela torcida. É um belo jogador que precisa controlar seu temperamento e assim mudar a imagem de 'violento' que o acompanha. Terá muito mais para dar ao Grêmio se assim fizer.

Assim, o Grêmio se aproximou em número de pontos do próprio Fluminense e mudou o discurso. Com 4 vitórias seguidas, o Imortal está mais vivo do que nunca e é sim candidato a seu primeiro título brasileiro da era dos pontos corridos.

Nenhum comentário: