segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O último que sair...

E o artilheiro do Brasileirão 2010 se foi. Depois de dizer que um de seus objetivos era entrar ainda mais intensamente para a história do Grêmio, Jonas arrumou as malas e foi para a Espanha. Normal, jogadores vão e vem. Mas no Grêmio de 2011, parece que eles só vão.

Jonas, titular absoluto, sai do Imortal por um preço 8 vezes menor que Giuliano, reserva do odioso co-irmão.Com uma multa recisória pífia de 1,25 milhão de euros, um dos nossos principais jogadores nos deixa sem substituto e sem caixa que o valha.

Mercenário? Pode ser. Brigou com a torcida na sexta-feira de caso pensado? Talvez. Mas o que me intriga é porque um jogador tão importante e expressivo no grupo possuía um contrato com uma multa tão baixa. Se era realmente uma exigência de Jonas e seu irmão-empresário, a intenção de sair já era clara e a direção deveria ter se precavido. Deveria ter começado a buscar uma reposição à altura muito antes. E não ficar agora se lamentando e dizendo para os que ficam que "contamos com vocês".

A direção do Grêmio teve oportunidades para valorizar o Jonas. Mas preferiu focar-se somente em uma contratação, deixando as renovações no limbo. Como você se sentiria se, depois de ultrapassar a marca de gols de ninguém menos que Renato Portaluppi, você assistisse a uma diretoria oferecer milhões inexistentes as um quase ex-jogador, enquanto seu empresário aguarda na linha?

Se nossa diretoria se preocupasse com o Grêmio tanto quando se preocupa com mandatos eletivos; se administrasse o Grêmio como administra suas empresas, a situação seria outra. Temos uma Libertadores para disputar com nosso ídolo maior na casamata e a situação é tão trágica, que nem essa vitrine é capaz de segurar alguns de nossos principais nomes. Alô, Grêmio!

E não venham dizer que não há dinheiro para contratações. Após o anúncio da saída de Jonas, o Sr Paulo Odone afirmou que uma proposta milionária havia sido feita ao jogador. Se é de fato verdade, então o Grêmio tem plenas condições de se reforçar, e bem. Agora, se formos eliminados precocemente pela zebra, não venham estes senhores demitir o Renato e colocar a culpa nele. Que, ao que tudo indica, é o que vai acontecer.

* foto ClicRBS

Um comentário:

Mestre disse...

As diretorias se sucedem e a incompetência segue a mesma. Terminamos o ano bem, com um time base fechado com o técnico, que fez o time jogar o melhor futebol no Brasil no 2º semestre. Bastava reforçar em algumas posições, renovar contratos e mandar alguns embora. Mas os egos e a incompetência foram mais forte e mais uma Libertadores pode ser desperdiçada