domingo, 22 de maio de 2011

Análise do Grêmio, publicada no Flamengonet

A autora deste blog foi convidada pelo blog Flamengonet a escrever uma análise do Grêmio. Achei muito legal a ideia deles de publicar análises dos adversários do Flamengo no BR11. Para os que, como eu, não costumam frequentar blogs de outros times, segue o texto:

Grêmio

*Por João Tavares (Dão), via
Annie Fim

Clube: Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense
Estádio: Olímpico Monumental
Técnico: Renato Portaluppi
Time-base: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rodolfo e Lúcio; Fábio Rochemback, Adilson, Escudero e Douglas; Leandro e Júnior Viçosa.
Principais reservas: Marcelo Grohe, Rafael Marques, Neuton, Fernando, Willian Magrão, Vinicius Pacheco e Pessalli.
Quem pode chegar: Miralles e Paredes (Colo-Colo). Outras negociações correm em sigilo.
Quem pode sair: Borges, Mithyuê e outros. A Diretoria não fala em lista de dispensa, mas a queda prematura na Libertadores e a perda do Gauchão pode mudar tudo.
Retrospecto em 2011 (até 20/05/11): Venceu o primeiro turno do Gauchão (Taça Farroupilha) e tinha o melhor retrospecto da competição. No segundo turno (Taça Piratini) passou a priorizar a Libertadores, tendo atuações irregulares. Acabou perdendo o título para o Inter nos pênaltis e foi prematuramente eliminado na Libertadores. O Grêmio caiu em casa para o Universidad Católica sofrendo com muitas lesões, indisciplina de jogadores e falta de continuidade em algumas posições.
Pontos fortes: Lúcio e Douglas funcionam pelo lado esquerdo e Victor é considerado por muitos o melhor goleiro em atividade no Brasil na atualidade. Adilson e Rochenback são muito eficientes no desarme e proteção à zaga.

Pontos fracos: A zaga não se encontrou. Diversas formações foram tentadas, ainda sem sucesso. A lateral esquerda é um problema, Gilson não demonstra ter a qualificação necessária para a posição e Renato acabou tentando diversas improvisações.

Jogos com o Flamengo no Brasileiro 2011: (13ª rodada)30/07 - Flamengo  x  Grêmio, Engenhão; (26ª rodada (30/10) – Grêmio x Flamengo, Olímpico.

Últimos dois confrontos com o Flamengo pelo Brasileiro: 29/05/10 - 18h30     Flamengo 1 x 1 Grêmio (Rio); 22/09/10 - Grêmio 2 x 2 Flamengo (Porto Alegre).

Vai lutar por: Vaga na Libertadores (com dificuldades)

Análise do autor: Renato Portaluppi, grande ídolo tricolor, tirou o Grêmio de 2010 de um rebaixamento iminente para uma improvável vaga na Libertadores. Mas parou por aí. É notório que diretoria do clube e o técnico não se bicam. E isso reflete no time. A direção reluta em contratar quem Renato pede e Renato reluta em colocar em campo os indicados da direção.
Ao mesmo tempo, com um plantel inchado de jogadores medianos, Renato não consegue montar um time que tenha continuidade e forte o suficiente para buscar títulos. Reforços urgentes são necessários, especialmente para a zaga, lateral esquerda e ataque.
Ainda assim, o Grêmio tem seus pontos fortes. Fábio Rochenback e Adilson são imbatíveis no desarme e na proteção à zaga. Rochenback é o xerife do meio campo num time que considera que "meu 10 é o 5". Outro ponto forte são as bolas paradas, em jogadas ensaiadas de Rochenback e Douglas. E Victor dá segurança no gol. Há bons jogadores como Escudero e Vinícius Pacheco que podem ser melhor aproveitados em diversas funções (ambos jogam tanto no meio como no ataque). Estas peças podem reforçar o time num campeonato de tiro longo como o Brasileiro.
A lateral esquerda é um problema para o Grêmio. Gilson não mostra segurança no apoio, carência parcialmente suprida com Douglas e Lúcio pela meia esquerda. Gilson concentra-se na defesa enquanto Lúcio avança, triangulando com Douglas e com o ataque. É jogada forte do Tricolor.
A zaga, apesar de não fazer linha burra, por vezes bate cabeça e ainda não se acertou. Rodolfo é um touro, mas é apenas mediano. E o Grêmio ainda não encontrou a dupla que funcione. A atual aposta, com Vilson, ainda não jogou o suficiente para dizer a que veio, mas mostra-se uma boa saída, especialmente se não vierem reforços.
Mas o principal problema do Grêmio é o ataque. Borges, que não se firmou este ano, deve ser negociado. André Lima, que vinha rendendo bem no começo da temporada, está lesionado e só agora começa a dar corridinhas ao redor do campo de treinamento. Viçosa, mesmo com toda sua evolução, é apenas razoável e Leandro é uma promessa. Com todos eles, à excessão de André Lima, o Grêmio peca pelo preciosismo do último toque, aquele desnecessário antes do chute a gol, que acaba não acontecendo com a frequência que deveria.
Contra o Grêmio no Olímpico o Flamengo não terá vida fácil. Mesmo que grande parte da torcida fosse contra a volta de Ronaldinho, a 'traição' do jogador não será perdoada e a torcida promete muita pressão. Grande parte dos torcedores apostam que, na hora H, o jogador encontrará um motivo para não atuar contra o Grêmio. De qualquer forma, não há como prever um resultado, já que ambas as equipes são imprevisíveis e dependentes de lances de genialidade do seu meio campo. Promessa de um bom jogo, com muita rivalidade.

Nenhum comentário: