terça-feira, 10 de maio de 2011

Esclarecimento sobre o caso Guerreiro

Amigos gremistas!

Em meio à merecida euforia por vitória no GRE-nada 386 no nosso salão de festas favoritos, é preciso que nos mantenhamos atentos aos acontecimentos políticos do nosso clube do coração. É com pesar e vergonha que reproduzo abaixo a última atualização do site do Grêmio do Prata a respeito do caso Guerreiro.

Alguns de vocês devem lembrar que o movimento Grêmio do Prata procotolou junto ao Grêmio um requerimento solicitando a exclusão do Quadro Social do ex-presidente José Alberto Guerreiro (detalhes aqui). Pois vejam o que acontece com relação a este caso:


ENTENDA O PORQUÊ DO GRÊMIO ESTÁ VIVENDO ESTE PERÍODO DE DESRESPEITO
À INSTITUIÇÃO GRÊMIO DE FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

O GRÊMIO DO PRATA respeitou a participação do GRÊMIO na Libertadores da América, deixando de lado algumas cobranças mais sérias que devem ser feitas àqueles que comandam o GRÊMIO em nome da briga pelo TRI.

Agora, frustrado o sonho, e acima de qualquer coisa, em respeito à INSTITUIÇÃO GRÊMIO, e àqueles que fizeram o GRÊMIO ser a potência que todos nós aprendemos a amar, como o Dr. HÉLIO DOURADO, ontem homenageado no 2º JANTAR PRATA DA CASA, viemos a público cobrar esclarecimentos e apontar o porquê do GRÊMIO estar vivendo um período de extremo desrespeito à Instituição.

No final de março protocolamos requerimento pela exclusão do Guerreiro dos quadros associativos do GRÊMIO. Após o protocolo questionamos o Conselho Deliberativo quanto aos procedimentos que seriam adotados pelo Conselho em relação ao requerimento.
Conforme e-mail do Conselho Deliberativo abaixo, nos foi informado que o requerimento seria enviado à Comissão de Assuntos Legais e Estatutários.

From: conselho@gremio.net
Sent: Wednesday, April 06, 2011 11:15 AM
To: 'Victor Hugo'
Subject: RES: Requerimento Sr. José Alberto Guerreiro
Prezado Victor Hugo,
O requerimento, como sabes, foi encaminhado à Comissão de Assuntos Legais e Estatutários onde está sendo objeto de exame. Oportunamente manterei vocês informados da tramitação.
Um abraço,
Raul Régis de Freitas Lima
Presidente do Conselho Deliberativo
Grêmio FBPA

De posse da referida informação, fomos buscar maiores informações sobre os membros da referida Comissão, no intuito de manter nossa posição de cobrança em relação ao tema.
Para nossa tristeza, aqui começaram as “surpresas” que explicam o desprezo à Instituição que vem sendo operado no GRÊMIO.

Questionamos ao conselho, mais uma vez via e-mail, sobre quem era o presidente e demais membros da referida Comissão, o que nos foi respondido conforme cópia do e-mail abaixo:

From: conselho@gremio.net
Sent: Monday, April 25, 2011 6:25 PM
To: 'Victor Hugo'
Subject: RES: RES: Requerimento Sr. José Alberto Guerreiro
Victor,
Seguem os nomes da Comissão Legal e Estatutária que solicitaste.
Presidente Fernando Hackmann Brentano e demais membros Alberto Martins Brentano, Angelo Saint Pastous Caleffi, Juarez Kern Jover, Leandro Vidal Nogueira, Rui Costa dos Santos e Tomas Silveira Martins Hartmann.
Atenciosamente,
Audrei Magistrali
Secretária do Conselho Deliberativo
Grêmio FBPA
(51) 3218.2836

Uma “coincidência” chamou nossa atenção e deixa claro o porquê do GRÊMIO viver este período negro em sua história, onde (como foi dito pelo Dr. Hélio Dourado) os maus aproveitam-se do silêncio dos bons para dilapidar o patrimônio e a imagem do GRÊMIO como fez o ex-presidente Guerreiro

No site do Grêmio a informação é de que entre os membros da Comissão de Assuntos Legais e Estatutários estaria o Dr. Fernando Hackmann Rodrigues, contudo o e-mail do Conselho Deliberativo constou outro sobrenome.
 
Por óbvio, deve ter ocorrido um equívoco, uma vez que não existe nenhum Fernando Hackmann Brentano no conselho do GRÊMIO e o sobrenome Brentano é comum a um dos membros da Comissão, provavelmente, um equivoco.

Desfeito o equívoco, conforme informação do site do Tribunal de Justiça do RIO GRANDE DO SUL, uma incrível “coincidência” entre o nome do advogado do Sr. José Alberto Guerreiro e o nome correto do presidente da Comissão de Assuntos Legais e Estatutários nos chamou a atenção.

Processo Cível Número Themis: 001/1.05.2267019-2 Processo Principal:
Número CNJ: 0515758-05.2005.8.21.0001 Processos Reunidos:
PROCESSO CAUTELAR
Interpelação Segredo de Justiça: Não
Comarca: Porto Alegre
Órgão Julgador: 7ª Vara Cível do Foro Central 1/1 (Foro Central)
Data da Propositura: 31/03/2005
Local dos Autos: BAIXADO ENTREGUE AO AUTOR OAB 46202
Situação do Processo: BAIXADO
Volume(s): 1
Quantidade de folhas:
Partes:
Nome: Designação:
JOSÉ ALBERTO MACHADO GUERREIRO AUTOR
Advogado:
FERNANDO HACKMANN RODRIGUES

Nome: Designação:
WESLEY CALLEGARI CARDIA RÉU
Advogado:
WESLEY CALLEGARI CARDIA
Últimas Movimentações:
13/06/2005 DOCUMENTO(S) JUNTADO(S) - Mandado
14/06/2005 ORDENADA NOTA DE EXPEDIENTE
14/06/2005 EXPEDIDA NOTA DE EXPEDIENTE - 459/2005 publicada em 20/06/2005
20/06/2005 DEMAIS DECISÕES (CV) - 20/06/2005
20/06/2005 PROCESSO BAIXADO

Mas as “coincidências” seguem, em um outro processo o advogado do Sr. José Alberto Guerreiro, mais uma vez, tem o mesmo nome do presidente da Comissão de Assuntos Legais e Estatutários:

Processo Cível Número Themis: 001/1.05.1241509-2 Processo Principal: 10511491330
Número CNJ: 0668886-78.2005.8.21.0001 Processos Reunidos:
Número Antigo: 111382173
EMBARGOS DO DEVEDOR
Embargos à Execução Segredo de Justiça: Não
Comarca: Porto Alegre
Órgão Julgador: 6ª Vara Cível do Foro Central 1/1 (Foro Central)
Data da Propositura: 09/10/2002
Local dos Autos: CAIXA ARQUIVO - CAIXA 5370
Situação do Processo: BAIXADO
Volume(s): 1
Quantidade de folhas:
Partes:
Nome: Designação:
BANCO SANTANDER MERIDIONAL S A EMBARGADA
Advogado:
HUMBERTO JARDIM MACHADO
Nome: Designação:
JOSE ALBERTO MACHADO GUERREIRO EMBARGANTE
Advogado:
FERNANDO HACKMANN RODRIGUES

Últimas Movimentações:

08/03/2004 NOTA EXPEDIDA - PARTES NRO 309/2004
08/03/2004 EXPEDIDA NOTA DE EXPEDIENTE - 309/2004
10/03/2004 CONCLUSÃO AO JUIZ
11/03/2004 REARQUIVAMENTO
16/06/2005 REARQUIVAMENTO

É com muita tristeza que viemos a público divulgar tais equívocos e “coincidências”, que infelizmente servem para explicar o momento que passa o nosso GRÊMIO.
Para o torcedor GREMISTA o requerimento é cheio de simbolismos, marca o início de uma cruzada, contra àqueles que causaram prejuízos ao GRÊMIO e ocuparam, ocupam ou vierem a ocupar as fileiras do clube com o intuito de obter vantagens pessoais.

Não toleramos mais esse tipo de comportamento, e não iremos aceitar a manutenção de pessoas como ex-presidente Guerreiro nos quadros sociais do clube, quanto mais dentro do Conselho Deliberativo.

O episódio nos entristece, porém, nos enche de forças para gritar ainda mais alto e cobrar uma mudança de atitude dentro do GRÊMIO. A TRANSPARÊNCIA dentro do clube é medida que se impõe, as reuniões e deliberações do Conselho devem ser públicas e abertamente divulgadas, sob pena da atual situação ao invés de passageira instalar-se sobre o clube.

O presidente da Comissão de Assuntos Legais e Estatutários tem o dever de declarar seu impedimento e deixar o requerimento tomar seu caminho normal.

Sócio gremista, este é a Direção eleita por nós em setembro de 2010. Você está satisfeito?

Nenhum comentário: