segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Grêmio precisa voltar a ser Grêmio

Assistir Grêmio x Corinthians foi quase como assistir a um filme de comédia pastelão. Os erros dos jogadores eram tão primários, tão ridículos, que eles nem pareciam profissionais; estava na cara que eles ainda estão de ressaca pela perda do Gauchão e não souberam sacudir a poeira da derrota para o tradicional adversário, ao contrário do Corinthians, que também perdeu o título do estadual.


Como se não bastasse, perdemos Rodolfo por pelo menos três meses. Com isso, soma-se um zagueiro aos esforços de contratações da direção do Grêmio.

Nada é tão ruim que não possa piorar.

Ficou claro que o Grêmio só joga quando Lúcio, Douglas e Rochenback estão bem. Douglas, com excessão do gol marcado no pênalti, pouco fez. Lúcio calçou Liedson dando início à virada Corinthiana (aqui não entro no mérito da arbitragem, mas da infantilidade do toque de Lúcio no jogador do Corinthians dentro da área). Fábio Rochenback foi apenas razoável e precisa aprender que cobrar escanteios repetidamente da mesma forma (tentando o gol olímpico) serve para 'alertar os gansos' da defesa adversária. Se o Grêmio é tão dependente destes três jogadores, fica a pergunta: quem entra quando eles saem? O Grêmio não tem peças de reposição eficientes para estes três jogadores, prova de que o plantel é fraco e inchado de jogadores medianos.

Outra coisa que chamou minha atenção é que o Grêmio perdeu de virada novamente. Não pode ser coincidência. Para mim, significa que o time está perdendo para ele mesmo. Além disso, Renato está demorando muito a fazer substituições. OK, ele não tem muito à sua disposição, mas ao menos Escudero e Vinícius Pacheco poderiam ter mais chances. Quando o Grêmio estava perdendo, qual a razão para manter dois volantes? Não seria o caso de sacar Adílson para deixar o time mais ofensivo?

Ainda, em três jogos o Grêmio sofreu 7 gols. É um número alto demais para um time que sempre se orgulhou mais de dar carrinhos e marcar em cima do que de driblar e fazer fila. A zaga precisa urgentemente de reforço.

O Grêmio precisa voltar a ser Grêmio e para isso a mentalidade precisa mudar. Não que a culpa seja exclusiva do Renato e dos jogadores, que claro, tem lá sua parcela. Mas já passou da hora da direção adotar uma mentalidade vencedora e parar de se contentar com pouco. É hora de dirigentes, Renato, jogadores se trancarem numa sala por uns dois dias, dizerem tudo o que pensam, colocar as cartas na mesa. Porque do jeito que está, dependeremos de um milagre no BR11 tal como no BR10. E, claro, milagres acontecem, mas façanhas tem esse nome justamente por não acontecerem o tempo todo.

Foto: globoesporte.com

8 comentários:

Leandro disse...

Bacana o texto Annie

ADVTRINDADE disse...

Olá Annie, sou gaúcho de porto alegre, porém morando no RIO atualmente. Fiquei mto feliz em encontrar um grupo de gremistas aqui na cidade maravilhosa.
Gostaria de saber se existe algum local de encontros, confraternização aqui na zona sul.
obrigado e dá-lhe tricolor.

Economia Da Tia disse...

Oi, Alexandre!

Temos um local de encontro sim! Fica sempre atento ao FB e twitter (@anniefim ou @gremistasrj) que postamos endereços! Além disso, no perfil do Consulado tem o meu telefone, que é pra onde os recém-chegados costumam ligar.

Abs!

heliopaz disse...

Oi, Annie!

O texto ficou ótimo! :)

Só um pequeno reparo: na câmera lenta, nota-se que Lúcio pegou no pé do atacante corintiano por ter escorregado um pouquinho. Foi mais azar do que falha.

Acontece...

Besos,
Hélio

ADVTRINDADE disse...

OI Annie, imagino que seja pra mim o recado dirigido ao " Alexandre ". Eu sou o Anderson. hehehe

ok, ficarei atento ao facebook pelo consulado. Anotei o seu telefone tb, farei uso.Obrigado.
A grande maioria é carioca gremista ou tem uma gauchada mesmo ? Vi que tem mais de 500 integrantes.

ADVTRINDADE disse...

inclui os comentários por email.

Economia Da Tia disse...

Ih, confundi os nomes! Foi mal :(
Tem de tudo, muitos gaúchos, alguns cariúchos tbm. Nossa lista de discussão tem umas 400 pessoas que moram no Rio. Já incluí teu email.

O fone no perfil do Consulado é meu, pode ligar sempre que precisar de infos sobre o Grêmio.

Abs!

ADVTRINDADE disse...

ok.
devo receber algum email informando minha inclusão no grupo de discussões? ou é automático ?