segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Finalmente, Grêmio!!!


Grêmio x Fluminense foi um jogo feio. Um jogo em que o Grêmio foi dominado no primeiro tempo, mas conseguiu achar um gol na base da persistência. Um jogo em que o Fluminense estava desestabilizado ainda em razão do incidente com Fred e Rafael Moura e suas caipisakês no bar do Arpoador. Um jogo de chuva, suor e muito pouca inspiração.

O Fluminense foi muito superior ao Grêmio, especialmente no primeiro tempo. O tricolor carioca finalizou a etapa inicial com mais de 60% de posse de bola e teve oportunidades de matar o jogo em pleno Estádio Olímpico. Para sorte do Grêmio, o Fluminense converteu apenas um gol, com Fred, numa falha do goleiro Victor. Entretanto, mesmo num jogo tão feio, o empate saiu de uma jogada bonita: passe em profundidade de Lúcio para Marquinhos pela esquerda do ataque gremista e chute cruzado com desvio de um jogador do Flu: 1x1 ainda no primeiro tempo. Um resultado com a cara do Celso Roth?
Nem tanto, mestre. Nos acréscimos da primeira etapa, Leandro arrancou pela direita e sofreu falta perto da área carioca. Marquinhos acertou o ângulo num belo chute de direita, decretando a primeira virada do Grêmio no Brasileirão 2011. 2x1.

O Grêmio voltou para o segundo tempo recuado e chamando o Fluminense para seu campo de defesa. Uma atitude que irritou parte da torcida presente ao Olímpico naquela noite chuvosa. André Lima passou em branco mais uma vez, comprovando sua má fase. Deu lugar a Brandão, que mostrou ter pouca intimidade com a bola e dificuldades de entrosamento com o restante da equipe. Leandro saiu para entrada de Miralles, que levou perigo ao gol de Diego Cavallieri. Próximo ao final do segundo tempo, Abel Braga colocou Rafael Moura em campo. Para mim, ele é o jogador mais perigoso do Fluminense e sinceramente não entendo o que ele faz no banco. Felizmente para o Grêmio, foi lá que ele passou a maior parte do jogo e, na base do chutão e do susto, o Grêmio conseguiu garantir a vitória. Um resultado que colocou o Imortal na 13ª posição, dando à equipe a sensação de poder respirar por uma rodada.

Que o torcedor não se engane com este resultado. O time do Grêmio é carente de talentos individuais e precisa estar muito bem encaixado para não perder. Marquinhos, apesar dos dois gols, é um jogador limitado e lento. Fabio Rochenback não joga contra o Ceará e Victor não vive seu melhor momento. Celso Roth precisará ter pulso para salvar a equipe de uma derrocada neste ano e talvez buscar um consolo para a torcida em 2012.

Um comentário:

heliopaz disse...

1 Rafael Moura > Maxi López: mesmo porte físico, + adaptável, menos vaidoso, + barato, c/+ caráter;

2 André Lima nunca jogou nada: um enganador repleto de enganados…

Besos,
Hélio