quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que fazer ao chegar ao fundo do poço?

O que faz uma pessoa que chegou ao fundo do poço? As resposta lógica para alguém que não pretende se matar, é: "dou um jeito de subir de volta". Mas no caso do Grêmio, infelizmente não é assim. O Grêmio, quando chega ao fundo do poço, cava mais um pouco. Afunda ainda mais.

Eu não gosto do Celso Roth. Quem me acompanhar no Twitter sabe bem disso. Mas sou obrigada a admitir que para o momento atual talvez ele seja a melhor solução. Ora, mas vejam que não é por méritos dele. A direção do Grêmio colocou o clube na situação de precisar do Celso Roth. Ou seja, o fundo do poço, depois de cavar um pouco mais.

Todos lembramos que houve dança das cadeiras nas eleições do Grêmio em 2010. Saiu o grupo do Duda Kroeff, entrou o grupo do Paulo Odone. Renato Portaluppi era técnico da gestão anterior. Não contava com o apoio da direção atual e ficou no clube por pressão da torcida. Mas Renato ficou isolado. Houve inclusive especulações que davam conta de que ele e o departamento de futebol não se falavam. Renato se viu isolado e sem apoio e acabou deixando o clube que ama, muito emocionado e talvez decepcionado com o que viu.

Só que a transição não foi planejada. Parecia que o único plano era rifar o Renato. Veio Julinho Camargo, um bom técnico para categorias de base ou times sem medalhões. Veio para um Grêmio cheio de vícios e com um vestiário pesado. Julinho tentou fazer seu trabalho, mas parece que foi engolido pelos douglas, gabriéis e lúcios da vida. Não teve o comando de que o Grêmio precisava. E após apenas uma vitória em 6 jogos, Julinho também deixa o clube.

O que são mudanças constantes de treinador senão planejamento deficiente? O departamento de futebol precisa de uma visão, uma crença. Precisa ter o perfil do técnico e dos jogadores na cabeça e a partir disso montar o time. É de cima para baixo, e não o contrário.

Quer falta de planejamento maior que chamar Celso Roth? Não é preciso ser um grande entendedor do esporte bretão para saber que ele é treinador de tiro curto. Tem prazo de validade. Vem para tirar o Grêmio da série B em 2011 e não para buscar títulos em 2012. Aliás, se os amigos gremistas bem lembram, em 2003 escapamos por pouco para em 2004 cavarmos o poço com retroescavadeira.

É isso que queremos para o nosso Grêmio? Ficarmos ano após ano fugindo do rebaixamento e comemorando vagas para competições continentais? Vale a reflexão e o planejamento. Como torcedora aceito ficar um tempo na penumbra dos títulos, planejando, montando, desde que seja para quicar pra fora do poço depois. Porque de cavar eu já estou cheia.

Nenhum comentário: